Por um verão colorido e combinado

02 dez 2014

O verão tem uma incrível capacidade de despertar em todos nós um mix de sentimentos bons: sol, cores, calor, alegria e amor. Ainda mais para nós brasileiros que temos o privilégio de viver em um local riquíssimo de referências paisagísticas, artísticas e culturais.

Desde o início da história de nosso país, a brasilidade tem sido um tema extremamente discutido e representado nas mais diferentes plataformas e formas artísticas. Um dos mais típicos denominadores comuns é, definitivamente, o uso de cores para transmitir tanto nossas riquezas culturais e naturais, como, também, a alegria e a “cordialidade” do povo brasileiro. Um bom exemplo nas artes visuais é a artista Tarsila do Amaral; no último post fizemos um breve levantamento do uso de cores complementares nas obras da artista modernista, e, hoje, destacamos novamente uma de suas obras mais famosas, o Abaporu:

“Abaporu” de Tarsila do Amaral, 1928

A conhecida pintura a óleo retrata uma série de peculiaridades da nossa cultura nacional, transparecendo a imagem do brasileiro tanto no uso das cores como também na representação de um povo “pé no chão”, simples e bastante vinculado à sua terra.

Não queremos discutir arte única e exclusivamente, mas, como estamos cercados de representações artísticas em nossas vidas, podemos usá-las para refletir, em nossos cotidianos, os sentimentos de brasilidade que nos tornam tão especiais nesse mundo. A arte pode nos servir de inspiração para reinventarmos diariamente nossas próprias representações de nossas imagens pessoais!

Na moda, as cores e o mix de tons e estampas, é observado nas mais diferentes coleções de estilistas e fashionistas brasileiros.

 Alexandre Herchcovitch, verão 2012

desfile São Paulo Fashion Week verão 2013 Alexandre Herchcovitch blog modaAlexandre Herchcovitch, verão 2013

Estilistas brasileiros tendem a imprimir, em suas criações, conceitos que mostram justamente essa miscelânea de referências culturais e sociais tão características do nosso país.

Podemos pensar nessas referências ao compormos looks para o nosso verão 2015. Que tal um mix de estampas, ou, quem sabe, imprimir sua brasilidade numa colorida saia midi? A verdade é que o verão traz a tona esses incríveis sentimentos que tornam essa época do ano tão especial e bacana!


mix-de-estampas-para-senhoritas-6

mix-de-estampas-para-senhoritas-11

Fotos: <http://www.parasenhoritas.com.br/inspiracao-mix-de-estampas/> Acesso em: 02/12/14 às 16:13

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Add Your Comment