Internet & Privacidade

11 dez 2014

Foi-se o tempo em que vivíamos desconectados e, de certa forma, reclusos em nossos cantos. Com o avanço da tecnologia, principalmente nos últimos 20 anos, nossas vidas foram invadidas por perfis e cadastros online que conseguem refletir e repassar nossos dados e imagens para um número imensurável de pessoas. A verdade é que estamos quase que completamente interconectados e interdependentes por conta da internet e de seus incríveis artifícios.

A primeira coisa que vem a mente tende a ser um pouco aterrorizante: mas e a nossa privacidade? Perdemos controle de nossas próprias vidas?

De fato, o conceito de privacidade hoje em dia é um pouco diferente daquele que nos foi passado e ensinado décadas atrás, afinal, com a democratização da internet e da facilidade da transmissão de dados e informações pessoais e profissionais, a linha que divide a esfera pública da esfera privada tornou-se bem mais tênue.

De qualquer forma, isso não significa que nossas vidas, desde o advento da internet, tenham se transformado em livros abertos e escancarados! Muito pelo contrário, conseguimos, com discrição e cuidado, gerir nossas contas online para não darmos vexame ou passarmos uma imagem despretensiosa para colegas de trabalho, familiares e empregadores.

A chave para criar uma boa imagem nas redes sociais é sempre a discrição. Aqui segue uma lista de dicas para driblar os problemas que podem surgir por conta do uso pouco moderado dos perfis online:

1. Evite postar fotos de foro íntimo como por exemplo, viagens em casal, eventos familiares fechados e etc.

2. Evite postar fotos com roupas muito decotadas ou roupas de banho.

3. Evite postar fotos que explicitem o local de sua residência ou que mostrem seu endereço particular.

4. Evite fazer check-in’s em todos os locais que você frequenta diariamente.

5. Evite fazer comentários muito polêmicos, preconceituosos ou discriminatórios, o interessante é tentar ser o mais imparcial possível.

6. Evite fazer comentários sobre seu ambiente de trabalho, bem como sobre suas relações profissionais.

7. Evite expor detalhes íntimos de sua vida pessoal.

8. Tenha cautela com a ortografia e a gramática; erros de português podem ser cruciais.

9. Evite expor opiniões políticas e/ou religiosas em seu perfil.

10. Evite expor detalhes sobre a vida íntima de amigos e/ou familiares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Add Your Comment