Etiqueta nas confraternizações de fim de ano

25 nov 2014

Dezembro já está batendo na porta e, com essa época, começam a surgir inúmeros convites para confraternizações de amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é realmente um período bem empolgante, afinal, é nesse momento que podemos fazer um balanço tanto pessoal como profissional sobre nossas conquistas e sucessos do ano que se encerra. Vale também pensarmos nos objetivos que gostaríamos de traçar para o ano que se aproxima, visando sempre manter-se focado em um futuro promissor e tangível.

As festinhas e encontros de fim de ano, principalmente em âmbito profissional, podem representar um interessante potencial de networking. Durante essas confraternizações, não é incomum a interação com colegas, diretores e pessoas de outros departamentos com quem não se encontra diariamente. Tome essa experiência como uma oportunidade para se apresentar e deixar uma impressão positiva em todas essas pessoas, pois, com a atual dinâmica do mercado, o trânsito entre setores e departamentos de uma empresa é regular!

Portanto, para deixar essa boa impressão, é interessante seguir algumas simples dicas que podem tornar sua experiência muito mais positiva e, talvez, promissora!

1) Evite atrasos: o clima das confraternizações é um pouco mais informal, porém, isso não significa que você participará de uma festa com amigos em que atrasos são “aceitáveis”. Procure chegar com, no máximo 15 minutos de atraso.

2) Evite expressar-se sobre problemas da empresa ou de seus departamentos. Lembre-se, esse é um momento de networking e, para preservar sua imagem, é fundamental que você não se manifeste contra quaisquer políticas tomadas pelos dirigentes ou diretores de sua empresa.

3) Beba com (muita) moderação: lembre-se, você não estará cercado por seus amigos pessoais, mas sim por empregadores e colegas. Quaisquer atitudes em excesso ou demasia serão avaliadas por todos.

4) Cautela com o dress code: embora a confraternização seja de caráter informal, é mais coerente que se tenha cuidado ao escolher o look que vestirá no evento. Mulheres, evitem vestir blusas muito decotadas ou vestidos curtos; homens, evitem vestir bermudas e sandálias (por mais descoladas que sejam).

5) Se você optar por levar seu cônjuge à confraternização, tente agir de forma discreta, evitando, portanto, isolarem-se em algum canto. A interação com as outras pessoas é fundamental e muito importante. Discrição é a chave para transmitir a imagem de um casal respeitoso e socialmente coerente.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Add Your Comment