Comunicação Empresarial

14 out 2014

DR16H

A partir de que tamanho uma empresa necessita de um planejamento estratégico em comunicação?

Não existe tamanho específico, já que a comunicação está presente – e é vital – em empresas de todo porte.

O que é comunicação dirigida?

É uma comunicação voltada para um público definido e tem como objetivo estabelecer uma relação sólida com esse nicho do mercado, visando garantir o direito de serem informados com todas as ações empresariais de interesse.
O que é comunicação interna?
São as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa.

Por que investir em comunicação interna?

Como forma de combater rumores, estimular o envolvimento dos colaboradores nos projetos da empresa e instaurar um clima de confiança e valorização do ambiente de trabalho.

Quais as vantagens de se investir em comunicação interna?

  • Saber quais são as expectativas dos colaboradores em relação à empresa;
  • Analisar se a política interna é coerente com a política geral da empresa e a sua cultura;
  • Abrir e manter canais de comunicação com os diversos públicos da empresa;
  • Administrar o relacionamento com o seu público interno, visando um bom relacionamento com o público externo;
  • Promover e valorizar a imagem empresarial;
  • Manter elevado o nível de satisfação dos colaboradores, atingindo resultados melhores de produção;
  • Alinhar os processos de comunicação.

Quais os tipos de comunicação dirigida mais utilizados?

  •  Mural tradicional e mural eletrônico;
  • Carta informativa/ newsletter;
  • Mala direta;
  • Cartaz e cartilha;
  • Correspondências: carta comercial, circular, ofício, memorando, correio eletrônico;
  • Publicações: house organ (jornal interno), revista, livro empresarial, manual;
  • Site ou blog.

Quais são os tipos de público considerados numa comunicação dirigida?

Os públicos são divididos em três categorias: internos, externos e mistos, estando sempre ligados, de forma direta ou indireta, com o serviço prestado pela sua empresa.

Qual é a importância do planejamento estratégico na área de comunicação?

Ele é responsável por munir a empresa com informações que irão nortear o direcionamento estratégico do trabalho de comunicação, analisando desde o seu desempenho atual até as metas que deverão ser atingidas, com base na análise interna e externa dos seus negócios. As etapas envolvidas, como em qualquer tipo de planejamento, são: análise do ambiente externo e interno, definição de objetivos e estratégias, implementação da estratégia, monitoramento e controle.

Texto retirado do site MultiVias Comunicação: <http://multiviascom.com.br/perguntas-frequentes/comunicacao-empresarial>
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